FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


O que é Mobilização Social pela Educação?

 

Uma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. Quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade será possível responder a esses desafios.

 

Disponível em:

&id=164:o-que-e-mobilizacao-social-pela-educacao&catid=71:destaqueprincipal&

Itemid=220>. Acesso em 07 mai. 2013.

 

Considerando o texto em destaque, julgue os itens a seguir.

 

I A educação deve ser construída a partir dos princípios de liberdade, autonomia e emancipação, conforme propõe a Educação Popular.

II A educação deve, também, ater-se à necessidade da construção do conhecimento como forma de desenvolver o censo crítico e a reflexão.

III A educação deve estar pautada na reprodução dos conteúdos clássicos em razão de uma formação que atenda a hierarquia das capacidades.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


II e III.


I e III.


III, apenas.


I, apenas.

Segundo Laraia (2004), o primeiro escritor a definir o conceito de cultura foi Edward Tylor em 1871. Na verdade, ele sintetizou ideias sobre o tema que já existiam, pelo menos, desde Locke (1632 - 1704). Desta forma, Tylor definiu o termo da seguinte forma: Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Tendo em conta o texto acima, e a ideia de que o ser humano é tanto um produto como um produtor da cultura, julgue os itens a seguir.

I O conceito de Cultura traz consigo a noção de formação humana a partir do meio natural e do meio cultural em que o humano é socializado.

II O conceito de Cultura traz consigo a noção de aprendizado como o que ocorre em concordância com a ideia de aquisição inata.

III O conceito de Cultura traz consigo a noção de que os processos de humanização resultam de uma ação mecânica da natureza sobre uma humanidade receptiva.

Está CORRETO o que se afirma em:


III, somente.
II e III.
II, somente.
I e II.
I, somente.
Considerando seus estudos sobre o desenvolvimento humano, associe a primeira coluna com a segunda. 1 - Inatista (  ) O professor é visto como o mediador.  2 -Ambientalista/comportamentalista (  ) Se a criança não aprende é porque não herdou o dom dos pais. 3 - Interacionista (  ) O aluno é visto como participativo, coloca o sujeito aprendiz no centro dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.   (  ) O professor é visto como o detentor do saber, é o dono da verdade, devendo ensinar e estimular as crianças.    ( )   Os fatores do desenvolvimento humano são interação entre os fatores hereditários e meio em que vive.   ( ) Os fatores do desenvolvimento são maturação orgânica e hereditariedade. A sequência correta está em:

3,1,3,2,1,1
3,1,3,2,3,1
1,2,3,2,3,1
3,1,2,2,3,1
1,1,3,2,1,1

Leia atentamente ao texto que segue:

O homem compreende o mundo a sua volta diferente dos animais, que apenas vivem por viver. Pois o homem tem a consciência do que é viver, e por isso, luta por sua segurança, criando exércitos, segurança, e assim por diante. Por que ao contrário do animal, que foge do perigo, o homem se preserva”.

O ser humano e suas dimensões. Adaptado Gilberto Penha De Andrade. Disponível em: http://www.sabernarede.com.br/o-ser-humano-e-suas-dimensoes/>. Acesso em 08 de Fev. 2017.

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta a dimensão humana retratada:


Cultural


Material


Racional


Social


Fiolófica

Segundo Laraia (2004), o primeiro escritor a definir o conceito de cultura foi Edward Tylor em 1871. Na verdade, ele sintetizou ideias sobre o tema que já existiam, pelo menos, desde Locke (1632 – 1704). Desta forma, Tylor definiu o termo da seguinte forma:

Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Nesse sentido, Cleford Geertz afirma que um ser humano é tanto um produto como um produtor da cultura.  

O conceito de Cultura, apresentado acima, traz a noção de:

I) Formação humana a partir do meio natural e do meio cultural em que o humano é socializado.

II) Aprendizado em concordância à ideia de aquisição inata.

III) Aquisição inata.

IV) Fruto da ação mecânica da natureza sobre uma humanidade receptiva.

V) Resultado da ação humana como parte integrante da natureza, capaz de modificá-la, e, por isso, produzir cultura.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


II, III e V, apenas


I, II, III e IV, apenas


I, III e V, apenas


I e V, apenas


I, II e IV, apenas

Você estudou o tema: “Visão de mundo, paradigmas educacionais e concepções de educação”. Você deve ter percebido que a forma de interpretarmos o mundo em que vivemos está voltada para a visão de ser humano e de mundo que fomos adquirindo no decorrer da história da humanidade.

Analise as assertivas que seguem e, em seguida, assinale a alternativa que traz informações corretas sobre esta visão de ser humano e de mundo adquiridas no caminhar da sociedade.

 

I – Nas sociedades primitivas, os seres humanos viviam em grupos, se organizavam dividindo tarefas e usavam a capacidade intelectual e física para criar, aprender, comunicar-se e realizar ações a sobrevivência.

II – Na Idade Média, a educação era de total responsabilidade da Igreja, cujas escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, ou nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação, conhecida ainda como a grande disseminadora do conhecimento.

III – Na sociedade moderna, há um grande investimento na educação por parte dos empresários, o que acaba com a divisão de classes, momento em que pobres e ricos passaram a ser igualmente tratados.

IV – Na idade moderna, o modo de pensar foi influenciado, sobretudo, por transformações no campo científico e político. A visão de mundo é marcada pela ênfase no indivíduo.

V – Na idade moderna, os jovens aprendem com as experiências dos mais velhos. Os homens ensinam a caça e a pesca aos meninos e as mulheres ensinam as meninas a cuidarem das plantações e do preparo da comida. 

 


As alternativas IV e V estão corretas


As alternativas II e V estão corretas


As alternativas I e III estão corretas


As alternativas II e IV estão corretas


As alternativas I, II e IV estão corretas

O ser humano é sujeito do conhecimento, uma vez que dele é o criador, mas, é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação.

Tendo em vista o texto, analise as assertivas que seguem:

I) O ato de conhecer é um processo que envolve sujeito e consciência da realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.

II) O conhecimento da realidade pode se fazer de diferentes maneiras, como pelos sentidos e pelo raciocínio.

III) O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

IV) O conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.

V) O conhecimento lógico ou intelectual é aquele que permite ao ser humano ultrapassar os dados captados pelos sentidos, criando a imagem mental do objeto pensado.

São corretas as afirmações:


I e V, apenas


II e IV, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e III, apenas


II, IV e V, apenas

Atualmente, o conceito de cultura é analisado sob uma perspectiva bilateral: o homem cria a cultura e é influenciado por ela. A socialização, como visto, pressupõe o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, necessários ao ajustamento social, tornando-o membro de uma determinada cultura; logo, é possível admitir que comportamentos podem, em boa parte, ser desencadeados por uma forma aprendida de agir ou reagir, fruto de uma visão de mundo - cultura. [...] a necessidade do indivíduo perceber a sua cultura, para poder assimilá-la, tornar-se parte dela e transformá-la. Esta posição reforça a ideia de aprendizado social, fruto dos processos de socialização que podem admitir a hipótese de serem planejados, via ações educacionais escolares primordialmente, para favorecer o processo de preparo de pessoas para o desempenho de papéis sociais positivos, construtivos garantidores de melhoria da qualidade de vida do ser humano.

 

Fonte: Duarte, C. Z. C. G., Werneck, V. R. & Cardoso, J. A. R. A relação entre cultura e educação. Psicologia e Saber Social, 2(2), 204-216, 2013. Adaptado.

 

A partir do texto, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta:

 

I. Percebe-se uma exigência de reflexão por parte dos educadores(as) para que sejam levados(as) a escolher, a optar entre os hábitos, costumes, comportamentos sociais, que possam colaborar com seus objetivos de transformação da realidade, distinguindo-os(as) dos que se constituem em empecilho para o seu agir educativo.

Porque

II. A educação que se coloca como transformadora, visa o aprimoramento do indivíduo como pessoa humana, tanto em relação ao bem-estar físico, a racionalidade, a liberdade psicológica e a sensibilidade/afetividade, quanto no que diz respeito ao desenvolvimento da sua personalidade individual e sua identidade.


As duas assertivas são corretas e a segunda não é justificativa correta da primeira.


As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa correta da primeira.


As duas assertivas são incorretas.


A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.


A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.

Leia as afirmativas abaixo, com relação ao que você leu e estudou sobre visão de mundo e paradigmas educacionais.

I – No campo da educação, o termo paradigma tem sido usado com muita freqüência para designar as mudanças ocorridas no modo de pensar tradicional para um novo modo de se conceber a ação educativa.

II – Um paradigma rege a maneira como pensamos e o modo como usamos a nossa lógica. É aquilo que rege a ordem do nosso discurso, dos nossos pensamentos e ações.

III – As concepções existentes dentro de cada um de nós se revelam também em nossa maneira de conhecer, de aprender e de educar, por isso, não podemos considerar essas concepções como visões de mundo.

IV – Cada notícia, cada acontecimento, cada relato lido ou contato nos oferece um exemplo de como nos posicionamos diante dos fatos ou notícias a partir de um modo específico de ver e de compreender a realidade.

As afirmativas corretas estão contidas em:


I, II, III e IV.


I e II, apenas


I, II e IV, apenas


IV, apenas


II e III, apenas.

Analise as afirmativas que seguem:

I) O professor, nessa concepção pedagógica, é o dono do saber.

II) Os métodos são aqueles que priorizam a exposição verbal do conteúdo, sempre organizado e ministrado pelo professor.

III) As avaliações são verificadoras e medidoras dos resultados alcançados.

IV) O aluno pode modificar sua própria realidade a partir do processo de compreensão, reflexão e crítica.

Marque a alternativa que apresenta apenas as características da Pedagogia Liberal Tradicional:

 


I, III e IV, apenas


I e III, apenas


I, II e III, apenas


III e IV, apenas


I, II, III e IV

Páginas: 12345678910